terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Glub, glub...

Calor (leia-se: mtooooooooooooooooooooo calor) nada como uma piscininha nê?? Ôooo delícia!! Mas... esta idéia tentadora pode ser um perigo em qualquer idade, principalmente para as crianças pequenas. A seguir, falarei um pouco sobre afogamentos.


Visitantes do hemisfério norte ficarão com inveja, mas aqui no Brasil estamos no verão, e faz muito calor!!!E esse calor todo, nos convida sempre que possível a dar um mergulho. Crianças e jovens não pensam duas vezes diante da oportunidade de se refrescarem, e aí mora um grande perigo: afogamento!

Por isso, (como eu sempre falo aqui no blog) “todo cuidado é pouco!”, principalmente com os pequenos.

É importante que eles sejam orientados quantos aos perigos numa piscina, represa, mar e outros. Educação em saúde é essencial, pois é através dela que serão fornecidas informações acerca da prevenção e das medidas de segurança que ajudam a prevenir acidentes que podem inclusive levar à morte!

Esse perigo ocorre devido ao um mecanismo de proteção chamado laringoespasmo, que nada mais é que uma contração das vias aéreas que o nosso organismo aciona, quando por exemplo, mergulhamos inesperadamente. Nós adultos, sabemos (ou deveríamos!!) que não podemos inspirar dentro da água, diferentemente de uma criança, tão logo as vias respiratórias se abrem novamente, aspira mais forte ainda com a intenção de recuperar o fôlego. O que aumenta o risco de afogamento.

Vale ressaltar que basta pouco tempo sem respirar (a literatura varia entre 3 a 5 minutos) para causar danos permanentes no cérebro, e como os afogamentos acontecem de forma rápida e silenciosa, por isso...” todo cuidado é pouco!”.

O.k. depois de todo o pânico que coloquei em vc, meu caro leitor, até esta parte do post, fico na obrigação de dar alguma informação boa: afogamentos são preveniveis!! E a prevenção não é nada de “outro mundo”, veja a colinha preparada a seguir:

ü Em primeiríssimo lugar, crianças e adolescentes devem ser supervisionadas por um adulto SEMPRE!! Seja na piscina, no banho ou na praia. Não importa que o local do banho seja raso ou que eles saibam nadar, pois as crianças não têm consciência do perigo;

ü Mantenha a porta do banheiro e a tampa do vaso sanitário sempre fechados. Se possível, lacrar a tampa com algum dispositivo de segurança;

ü Baldes, banheiras e piscinas infantis devem ser esvaziados após o uso e guardados virados para baixo;

ü Poços e outros reservatórios de água domésticos têm de ser trancados;

ü Para dificultar o acesso a áreas de perigo, crie barreiras: as piscinas devem ser cercadas por portões de no mínimo 1,5m, de preferência, com cadeados ou travas de segurança. Além da grade, outras medidas complementares são capas próprias para piscina e alarmes. Em alguns estados norte-americanos, por exemplo, alarmes que disparam toda vez que alguém entrar na área da piscina (a não ser que sejam desativados com uma senha) são obrigatórios. Não deixe brinquedos ou qualquer tipo de atrativo perto da piscina;

ü Bóias e brinquedos infláveis não são seguros o suficiente, pois podem estourar ou esvaziar. Na praia, no lago e até mesmo na piscina, o ideal é usar um colete salva-vidas;

ü Na praia, lago ou cachoeira, ensine as crianças a respeitar as placas de segurança, os salva-vidas e as condições da água. Os maiores devem ser orientados a nadar sempre acompanhados.

Mas...e se caso o pior acontecer??

PRIMEIROS SOCORROS

O atendimento deve ser o mais rápido possível. O ideal é que os pais e as outras pessoas que cuidam da criança conheçam técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP).

Em primeiro lugar, mantenha a calma (sei que será difícil, mas desespero não vai ajudar em nada...) depois coloque a criança em uma superfície reta e rígida (como uma mesa ou o chão, por exemplo). As técnicas consistem em quatro etapas, que são resumidas nas primeiras letras do alfabeto:

a) Airway (via aérea, em inglês): desobstrução das vias aéreas por meio de manobras específicas;

b) Breathing (respiração, em inglês): popularmente chamada de respiração boca a boca, a técnica consiste em expirar o oxigênio dentro da boca ou do nariz da vitima;

c) Circulation (circulação, em inglês): massagem cardíaca;

Enquanto uma pessoa tenta reanimar a criança, a outra deve chamar por socorro. O número do SAMU é 192 e dos Bombeiros é o 193. Ao falar com o atendente passe todas as informações: local do acidente, idade da vítima, o estado da vítima e ações que estão sendo tomadas. Siga todas as recomendações que lhe forem passadas pelo atendente.

É importante ensinar as crianças maiores a ligar para o telefone de emergência e passar as informações corretamente.

Espero que tenham gostado do post! Bjnhos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Importantíssimas as informações, Karol, quero repassá-las aos meus amigos. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. olá Deiber!!
    Muito obrigada!!
    Sim, transmita as informaçõe!
    É importante que todos tenham conhecimento, para garantir a segurança e o bem-estar de nossas crianças e jovens!
    E aguarde novis, em breve "Saúde da Criança de A a Z" estará nas redes sociais, o que facilitará que muitas outras pessoas também tenham acesso ao nosso conteúdo.
    Mais uma vez, agradeço pelo reconhecimento, e pela sua participação!!
    bjnhos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão para post, críticas e elogios!!
Assim que possível responderei. Agradeço. Bjnhos

msn spaces traffic
Bravia HDTV Set