quarta-feira, 2 de março de 2011

Chove chuvaaaaa, chove sem parar......



Com esse duelo entre São Pedro e São Paulo, (no qual São Paulo saiu perdendo evidentemente, toda alagada...) resolvi que o post de hoje tinha que falar a respeito da leptospirose. Ok Ok. Não é uma doença típica da infância, mas é necessário que todos compreendam sua importância! Então chega de blá blá blá e vamos lá! (Pelo céu cinzento lá fora, aconselho pegarem suas botas e botes!! wow...)




Pois bem...Leptospirose. A dita cuja, também atende pelos nomes de: Doença de Weil, febre dos pântanos, doença dos porqueiros e tifo canino. Ela é uma doença infecciosa causada por uma bactéria do gênero Leptospira que são bactérias espiraladas, longas, finas, ponteagudas e ativamente móveis (e quando eu dizia para meus alunos da monitoria que as bactérias são incríveis eles não acreditavam...)

O ser humano adquire a infecção, na maioria das vezes, pelo contato com água, alimentos ou solo contaminados pela urina de animais portadores do Leptospira. As bactérias são ingeridas ou entram em contato com a mucosa ou pele que apresentem solução de continuidade (ex: arranhão, cortes...).

E falando em animais infectados, o que vem a sua mente caro leitor? Roedores né? Mas, atenção pais zelosos!! Não façam como minha mãe que, quando eu era criança, quis se livrar da minha hamster chinês Rouge!!Só consegui continuar com a Rouge, após o veterinário afirmar que roedores de estimação, se bem cuidados e não expostos a outros animais contaminados não representam risco nenhum!!! Por isso, deixem a gurizada ter bichinhos de estimação!! (Desculpem pelo momento desabafo... rsrsrsr) Entretanto bovinos, eqüinos, suínos, cães,e vários animais selvagens também são responsáveis pela difusão da doença.( Ok, mas roedores são os principais) A contaminação entre pessoas doentes é absolutamente rara.

Sinais e Sintomas

A doença é classicamente descrita como se mostrando em duas fases distintas. Atenção para a colinha:

SINAIS E SINTOMAS

Inespecíficos

Específicos

febre 38-39° C

icterícia

cansaço

alterações cardiovasculares

indisposição

dificuldade respiratória

calafrios

distúrbios neurológicos

cefaléia

disfunção renal

mialgias (dor na panturrilha)

conjuntivas congestas

náusea

vômito (hemoptise)

erupções cutâneas

Após um período médio de incubação de duas semanas (15 dias) desde a contaminação até o surgimento dos primeiros sintomas, que são inespecíficos (olha a colinha, lá em cima!!) estes sintomas permanecem por 3 a 7 dias. Por isso, é importante dizer ao profissional de saúde que houve contato com água contaminada (ex: enchente).

Quando parece que está chegando a cura, a coisa piora.... A piora é secundária à disseminação da doença, agora com envolvimento de vários órgãos e do sistema vascular, surgindo os sintomas específicos. A patologia é letal em 5 a 20% dos casos principalmente em idosos. A morte se dá freqüentemente por insuficiência renal.

A leptospirose é problema de saúde pública! A falta de controle dos ratos e as más condições de vida da população estão ligados à maioria dos casos no Brasil.

Para se informar mais a respeito veja:

LEPTOSPIROSE - O que saber e o que fazer (é uma lista das principais perguntas da população com as respostas oficiais do governo): http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/leptospirose_oquefazer.pdf

Cives –Centro de informação em saúde para viajantes (texto bem bacana sobre o tema, fala dos cuidados a serem tomados e ainda dá pra vê outras doenças): http://www.cives.ufrj.br/informacao/leptospirose/lep-iv.html

Espero que tenham gostado do post!! Bjnhos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão para post, críticas e elogios!!
Assim que possível responderei. Agradeço. Bjnhos

msn spaces traffic
Bravia HDTV Set