sábado, 19 de março de 2011

"Ooooo Manhê meu olho tá esquisito!!"


Com tantos casos de conjuntivite agora em Sampa não podia deixar de falar a respeito dela neh?

Para quem não sabe a conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que poder ser causada por vírus, por bactérias ou por uma alergia. Sendo muito contagiosa.

Quando está irritada, a conjuntiva fica avermelhada pelo sangue e costuma aparecer uma secreção no olho. Na conjuntivite bacteriana, a secreção pode ser espessa e branca ou cremosa. Na conjuntivite viral ou alérgica, a secreção é em geral clara. A pálpebra pode inchar e dar comichão intensa, em especial em casos de conjuntivites alérgicas.

O tratamento para a conjuntivite depende da sua causa. Mas, os cuidados básicos incluem:

· lavar as mãos da criança várias vezes ao dia com sabonete, e de preferência usar papel toalha para enxugá-las;

· evitar ambientes aglomerados;

· não coçar os olhos;

· interromper o compartilhamento de toalhas, piscinas, lentes de contato, maquiagem, entre outros;

· não encostar o frasco da pomada ou colírio nos olhos e lavar as mãos antes e depois da aplicação.

O oftalmologista pode indicar, além de compressas com água fria, para aliviar os sintomas, colírios. Produtos com antibióticos podem ser receitados, em casos de conjuntivites bacterianas; e anti-histamínicos em quadros alérgicos. É muito importante que não se faça o uso de medicamentos e água boricada sem prescrição médica.

Dando atenção a estes aspectos, a conjuntivite pode ser curada em torno de cinco dias, sem que outras pessoas sejam contagiadas.

E... A CONJUNTIVITE NO RECÉM-NASCIDO?

Pois é... os pequeninhos também são afetados... e basicamente podemos separar em três, os agentes causadores de conjuntivite nos RNs:

1) Conjuntivite Química: É a causa mais comum de conjuntivite nas primeiras 24 horas de vida. Está associada a irritação causada pelo colírio de nitrato de prata a 1% que é colocado nos olhos do nenê ao nascer (Método de Credé).Geralmente os olhos do nenê somente ficam vermelhos, mas pode vir acompanhada de leve secreção. Este tipo de conjuntivite costuma desaparecer espontaneamente em 24 a 36 hs. O tratamento consta de higiene local das pálpebras.

2) Conjuntivite Bacteriana: Pode ser dividida em Gonocócica e não Gonocócica.

A Gonocócica atualmente é rara graças a instilação de uma gota de nitrato de prata a 1% nos olhos do nenê logo após o nascimento. (Método de Credé)

O contágio ocorre durante a passagem da criança pelo canal de parto ou intra-uterino, quando há ruptura da bolsa amniótica. Pela sua gravidade e complicações pode levar a cegueira em pouco tempo (ocorre perfuração ocular em até 24 hs). Assim, o tratamento deve ser iniciado rapidamente, e a mãe também deve ser tratada.

A Conjuntivite Bacteriana não Gonocócica ocorre geralmente, devido a contaminação conjuntival por estafilococos, estreptococos e algumas espécies gram-negativas. O quadro inicial é geralmente agudo, bilateral e o tratamento ocorre pelo uso de colírios antibióticos de amplo espectro.

3) Conjuntivite de inclusão: Quadro de conjuntivite que tem a tendência de se tornar crônica. Ocorre em um ou ambos os olhos durante o primeiro mês de vida. Os sintomas são olhos vermelhos e secreção mucosa ou purulenta. O tratamento é feito com pomada oftalmológica antibiótica e também antibiótico via oral.

Em relação ao período de aparecimento da conjuntivite no recém-nascido, temos, em geral:

Conjuntivite no 1º dia de vida

Conjuntivite química

Conjuntivite do 2º ao 3º dia de vida

Conjuntivite bacteriana Gonocócica

Conjuntivite do 3º ao 5º dia de vida

Conjuntivite bacteriana não Gonocócica

Conjuntivite do 5º ao 12º dia de vida

Conjuntivite de inclusão

Fonte: Soblec

Espero que tenham gostado do post!! Peço desculpas a todos pela demora em fazer novos post, mas continuarei firme e forte por aki, e o que vcs tiverem curiosidade em saber da saúde da criança e só perguntar que eu responderei. Mil bjnhos a todos vcs meus queridos!!! Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão para post, críticas e elogios!!
Assim que possível responderei. Agradeço. Bjnhos

msn spaces traffic
Bravia HDTV Set