segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Eu voltei....


Pois é meus queridos...após uma bela temporada eu que os deixei “órfãos” (como alguns de vcs se auto-rotularam, nas dezenas de e-mails zangados que recebi por não está mais postando nada...)a primeira coisa que tenho a dizer é: DESCULPE-ME! Realmente lamento (vcs não imaginam o quanto) pela ausência por motivos de força maior. (Os mais curiosos que me perdoem, mas este blog não é da Gossip Girl, logo não saberão a fofoca...kkkkk...). Mas, como diz a canção, eu voltei para ficar, pq aki é meu lugar...rsrs...deve ser algo assim...

É ...eu voltei..e falando em volta...atendendo ao pedido do Deiber (que sempre colabora conosco sugerido ótimos temas!! Obrigada mais uma vez!!) vou falar um pouquinho do Refluxo Gastroesofágico (vulgo RGE para o pessoal da área...).

Ok ok. Mais o que tem haver eu estar falando da minha volta a blogesfera com o RGE? Muito simples meus caros: o Refluxo Gastroesofágico, nada mais é que a volta do alimento, sólido ou líquido, do estômago para o esôfago. Sacaram a lógica do pensamento agora né? Legal. Vamos continuar...

Os bebês e as crianças também sofrem com vômitos e regurgitações principalmente após as mamadas e refeições. Por isso (como eu sempre lembro vcs...o que está quase virando um mantra...) “todo cuidado é pouco” para que não ocorra a necessidade de se ligar para os bombeiros pedindo auxilio devido a uma parada respiratória ocasionada por um RGE (veja a reportagem no: “Pelo telefone, bombeiro ajuda a salvar criança” notícia publicada na edição de 24/12/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 9 do caderno A)

Relembrando que o esôfago é um tubo muscular que conduz os alimentos da boca ao estômago. Na sua parte inferior existe um esfíncter que se abre para a passagem do alimento e se fecha para que o alimento não volte. Quando o esfíncter é fraco ou imaturo, ele não segura o alimento no estômago, que acaba voltando para o esôfago na forma de regurgitação ou vômito.

Agora um pouco de números: mais de 90% dos recém-nascidos apresentam casos de refluxo. A grande maioria dos bebês apresenta refluxo gastroesofágico por causa da imaturidade do esfíncter esofagiano. É chamado de refluxo fisiológico, isto é, que faz parte do desenvolvimento infantil.

Em 80% dos casos, o refluxo tende a regredir a partir dos seis meses de vida coincidindo com a introdução dos alimentos sólidos e a condição de uma postura corporal mais ereta.

O refluxo gastroesofágico é considerado patológico quando os episódios de vômitos e regurgitações não melhoram depois dos seis meses de vida mesmo com alterações na postura e dieta. Nessa fase, a criança não ganha peso ou o perde e pára de crescer e produz uma esofagite (inflamação do esôfago).

Também estão inclusos na sintomatologia patológica: irritabilidade, choro persistente, dificuldade para dormir, recusa de alimentos ou complicações relacionadas ao nariz, ouvido, seios da face e garganta.

Em casos mais graves, a criança pode apresentar uma apnéia (parada respiratória) ou aspirar o próprio refluxo (chegar aos pulmões), progredindo para uma pneumonia aspirativa. Atente se seu filho apresenta como sintoma “chiado no peito”.

Vale lembrar, que caso tenha qualquer dúvida, converse com um profissional de saúde de sua confiança.

E como tratar?? O tratamento direcionado ao refluxo é muito simples, pedindo nada mais do que atitudes educativas e preventivas. No Refluxo fisiológico só medidas gerais, (abaixo), além da manutenção do aleitamento materno. Se o RGE é patológico, serão pedidos exames que variam de acordo com a sintomatologia da criança.

E aqui vão algumas medidas gerais para crianças com refluxo:

• Deixar a criança no colo até ela arrotar;

• Evitar chacoalhar a criança após as mamadas;

• Evitar pressionar o abdome na troca de fraldas ou ao abraçar o bebê;

• Evitar dar alimentos não recomendados;

• Seguir a medicação correta indicada pelo pediatra;

• Pôr a criança no berço somente uma hora depois da amamentação.

Para quem é da área e quiser maiores informações, segue os seguintes links:

Protocolo sobre Refluxo Gastroesofágico do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus - PMSP

Refluxo gastroesofágico do Prof.: Luiz Alberto Gastaldi da UFSC

Espero que tenham gostado do post!! Bjnhos e até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão para post, críticas e elogios!!
Assim que possível responderei. Agradeço. Bjnhos

msn spaces traffic
Bravia HDTV Set