domingo, 3 de outubro de 2010

Xiiii... é Catapora!!


Segundo uma reportagem que saiu último dia 02, no estadão.com.br, os números de casos, surtos e mortes causados neste ano pela varicela no Estado de São Paulo já superam os de 2009.

De janeiro a setembro foram registrados 10.018 casos, 1.572 surtos e 15 mortes, 11 delas entre crianças de 1 a 4 anos, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica. No ano passado foram 7.901 casos, 1.315 surtos e 7 óbitos.

A imunização contra a doença não faz parte do calendário anual de vacinação e só é feita em caso de surto, com o objetivo de bloquear a propagação da doença. Mas esse bloqueio não está sendo feito por falta de vacinas.

A Secretaria da Saúde afirma que não há vacina porque os surtos começaram antes. O governo diz que solicitou que o próximo lote, previsto para novembro, seja entregue antes.

O que é Varicela (Catapora)?

A varicela é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zoster. Altamente contagiosa, mas geralmente benigna, era uma das enfermidades mais comuns da infância antes do advento da vacina.

Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida. No entanto, ele permanecerá no organismo e, futuramente, poderá provocar uma doença conhecida como Herpes-Zoster, ou cobreiro.

A varicela ocorre em todo o mundo - estima-se que 60 milhões de pessoas (na maioria crianças) contraiam catapora todos os anos.

Quais são os sintomas da Varicela?

Os sintomas de varicela geralmente são:

· cansaço;

· cefaleia;

· erupções cutâneas;

· febre (não são raras temperaturas de até 40,6º C nos casos graves, nos quais o corpo fica coberto de erupções);

· perda de apetite.

O sintoma mais visível da varicela é a erupção cutânea. A erupção começa no tronco da criança, espalhando-se rapidamente para o rosto, braços e pernas. A erupção pode se espalhar para dentro da boca, do nariz, das orelhas e de outros orifícios do corpo da criança. A erupção forma cerca de 250 a 500 vesículas pruriginosas, que começam a cicatrizar em aproximadamente 4 ou 5 dias.

Quais são os problemas graves que a Varicela pode causar em crianças?

O problema grave mais comum observado em crianças com varicela é a infecção cutânea, que pode resultar em cicatrizes permanentes.Se a criança coçar as vesículas da catapora antes da cicatrização, elas podem ficar infeccionadas. Quando ficam infeccionadas, essas vesículas transformam-se em pequenas ulcerações, que podem deixar cicatrizes permanentes na pele.

Entre outros problemas graves que a varicela pode causar, incluem-se:

· edema cerebral;

· perda de coordenação muscular;

· pneumonia;

· infecção de ouvido;

· herpes zoster (erupção cutânea dolorosa, que pode ocorrer anos mais tarde);

· síndrome de Reye - doença rara que pode surgir em decorrência do uso de ácido acetilsalicílico durante a infecção da catapora (entre os sintomas, incluem-se náusea, vômito, cefaleia, cansaço e convulsões) .

É importantíssimo ressaltar que devemos orientar a criança que contraiu varicela a não coçar as vesículas!!

Como as crianças contraem Varicela?

A propagação da varicela é muito fácil, podendo espalhar-se de uma pessoa infectada para outra das seguintes formas:

· pelo ar, quando uma pessoa infectada tossir ou espirrar;

· pelo contato direto com uma pessoa infectada, geralmente por meio da secreção das vesículas;

Antes de as pessoas infectadas apresentarem erupção ou saberem que estão com vareicela, elas espalham a doença para outras pessoas. Uma pessoa com varicela pode espalhar a doença para outras pessoas 1 a 2 dias antes do surgimento da erupção ou até que todas as bolhas tenham secado, possivelmente depois de 10 dias.

Se alguma pessoa em sua casa contrair varicela e houver outra que nunca tenha tido catapora, há uma chance de 9 em 10 de que esta última contraia a doença.

Como posso proteger a criança contra a varicela e os problemas graves que ela pode causar?

A vacinação com uma vacina eficaz, bem tolerada e de alta qualidade contra a catapora é uma das melhores formas de se proteger contra a doença. Aproximadamente 9 entre 10 pessoas que tomam a vacina ficam protegidas contra a doença. Se uma criança que tiver sido vacinada contrair catapora, a doença geralmente vai se manifestar de forma muito mais leve, com poucas vesículas, febre mais baixa e recuperação mais rápida.

Para informações mais detalhadas sugiro que visitem o site do Cives – Centro de informação em saúde para viajantes:

http://www.cives.ufrj.br/informacao/varicela/var-iv.html

Espero que tenham gostado, bjnhos e até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão para post, críticas e elogios!!
Assim que possível responderei. Agradeço. Bjnhos

msn spaces traffic
Bravia HDTV Set