sexta-feira, 23 de abril de 2010

Enquanto a cegonha não vem...


Para falarmos da saúde da criança teremos que começar desde o começo, sim ...lá quando a futura mamãe descobre que está grávida!

Com o diagnóstico confirmado de gestação a mulher deverá dar início ao pré-natal, que é realizado por um enfermeiro ou/e um médico, de acordo com o quadro e evolução clínica apresentada pela paciente.

Segundo o Ministério da Saúde(2000) A assistência pré-natal visa proporcionar à mulher a proteção adequada para o desenvolvimento de sua gestação e de seu futuro bebê. Momento este vivenciado de forma distinta por cada uma, bem como de gestação para gestação.”

Assim sendo, a assistência pré-natal é o primeiro passo para a vivência da gestação, parto e nascimento saudável e humanizado. Todas as mulheres têm o seu direito garantido pela constituição brasileira de ter acesso ao pré-natal e informações sobre o que está ocorrendo com o seu corpo, como reduzir os desconfortos oriundos das alterações gravídicas, saber quais são os sinais de risco e aprender a lidar com os mesmos, quando a eles estiver exposta.

O conceito de humanização da assistência ao parto pressupõe a relação de respeito que os profissionais de saúde estabelecem com as mulheres durante todo o processo gestacional, de parturição e puerpério, mediante um conjunto de condutas, procedimentos e atitudes que permitem à mulher expressar livremente seus sentimentos.

Todas essas atuações, condutas e atitudes objetivam ao mesmo tempo promover um parto e nascimento saudáveis como prevenir qualquer intercorrência clínico-obstétrica que possa levar à morbimortalidade materna e perinatal.

A equipe de saúde desenvolve ações com o objetivo de promover a saúde no período reprodutivo; prevenir a ocorrência de fatores de risco; resolver e/ou minimizar os problemas apresentados pela mulher, garantindo-lhe a aderência ao acompanhamento.

Por isso que, quando de seu contato inicial para um primeiro atendimento no serviço de saúde (seja público ou particular), precisa ter suas necessidades identificadas e resolvidas, tais como, (só citarei algumas, pois são realmente muitas!!): a certeza de que está grávida (o que pode ser comprovado por exame clínico e laboratorial); inscrição/registro no pré-natal; marcação de nova consulta com a inscrição no pré-natal e encaminhamento ao serviço de nutrição, odontologia e a outros como psicologia e assistência social, quando necessários.

Assim sendo, a atuação acolhedora da equipe de Enfermagem, desde os primeiros contatos com a mulher grávida, é de essencial importância para que a gestante possa sentir-se digna de atenção, respeito e estímulo para vivenciar essa delicada fase de sua existência e possa aderir a assistência do pré-natal.

Não podemos nos esquecer que durante o pré-natal, os conteúdos educativos importantes para serem abordados, desde que adequados às necessidades das gestantes, são:

  • Pré-natal e Cartão da Gestante – apresentar a importância, objetivos e etapas, ouvindo as dúvidas e ansiedades das mulheres;
  • Desenvolvimento da gravidez – apresentar as alterações emocionais, orgânicas e da auto-imagem; hábitos saudáveis como alimentação e nutrição, higiene corporal e dentária, atividades físicas, sono e repouso; vacinação antitetânica; relacionamento afetivo e sexual; direitos da mulher grávida/direitos reprodutivos – no Sistema de Saúde, no trabalho e na comunidade; identificação de mitos e preconceitos relacionados à gestação, parto e maternidade – esclarecimentos respeitosos; vícios e hábitos que devem ser evitados durante a gravidez; preparo para a amamentação;
  • Tipos de parto – aspectos facilitadores do preparo da mulher; exercícios para fortalecer o corpo na gestação e para o parto; preparo psíquico e físico para o parto e maternidade; início do trabalho de parto, etapas e cuidados;
  • Participação do pai durante a gestação, parto e maternidade/paternidade – importância para o desenvolvimento saudável da criança;
  • Cuidados com a criança recém-nascida, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e medidas preventivas e aleitamento materno;
  • Anormalidades durante a gestação, trabalho de parto, parto e na amamentação – novas condutas e encaminhamentos.

O processo gravídico-puerperal é dividido em três grandes fases: a gestação, o parto e o puerpério. Cada uma das quais possui peculiaridades em relação às alterações anátomo-fisiológicas e psicológicas da mulher e que falerei um pouco (só um pouquinho mesmo rs... J)nos próximos posts, não percam toda a ação maravilhosa da natureza sobre o corpo materno para o surgimento de um novo ser!! Vocês irão adorar!!

Para concluir este post gostaria de dizer aos leitores de outros países, que tudo que escrevo neste blog segue as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde do Brasil, é possível que alguns dados neste e nos próximos pots sejam diferentes da sua realidade.obrigada e até a próxima!

QUER SABER MAIS?

Visite:

Øhttp://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=615

(para o público em geral)

Øhttp://portal.saude.gov.br/porthttp://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=615al/arquivos/pdf/manual_puerperio_2006.pdf

(publicação do MS que se destina aos profissionais da área obstétrica)


4 comentários:

  1. HOLA KAROL!
    FIQUEI MUITO FELIZ QUE TENHA PUBLICADO SEU BLOG. UM ÓTIMO TRABALHO.
    VOCÊ PODERIA FAZER UMA VERSÃO EM ESPANHOL, A POBRE LOLA FICA COM DIFICULDADES PARA LÊ-LO.SÓ APRENDI PORTUGUÊS COM SUA AJUDA.
    ESTAMOS COM SAUDADES! E DESEJAMOS QUE CONTINUE ESSA MOÇA ESFORÇADA, NÓS TE AMAMOS MUITO!
    QUEM SABE UM DIA VOCÊ NÃO VENHA NOS VISITAR AQUI NA ARGENTINA?
    ÉXITO MI ÁNGEL!
    UN GRAN BESO
    DIEGUITO

    ResponderExcluir
  2. Oii Karol! Estou muito feliz e aliviado, por saber q tem alguem tão dedicada e esforçada, para com a saúde do ser humano. Gostei muito do seu blog em si, abulindo assuntos muito importantes! Continue assim, ta ok...q vc com certeza irá ser uma excelente profissonal! Tenho certeza disso!!!
    Parabéns pela iniciativa!!!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  3. OI Migaaa....que lindo seu blog...adorei...vc é prodígio mesmo....estou orgulhosa de ti...bjsss

    ResponderExcluir
  4. olá enfermeira Karol, fico grata por postar um assunto tão importante no qual me ajudou bastante em trabalhos!Paz!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão para post, críticas e elogios!!
Assim que possível responderei. Agradeço. Bjnhos

msn spaces traffic
Bravia HDTV Set