domingo, 24 de abril de 2011

Vacinação contra gripe - 2011


A campanha é voltada para idosos, crianças de 6 meses até 2 anos, gestantes, índios e profissionais de saúde. Este ano, a vacina também vai proteger contra a gripe suína.

A influenza é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, que acomete o trato respiratório e cuja ocorrência se observa em maior intensidade ao final do outono e durante o inverno. Estima-se que aproximadamente 600 milhões de pessoas por ano apresentam um episódio de gripe (Fonte: OMS – Organização Mundial de Saúde)

Assim sendo, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo quer vacinar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe na campanha que começa na próxima segunda-feira, 25 de abril. Pela primeira vez, parte das vacinas foi produzida integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria.

As doses da campanha sazonal também imunizarão a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010 também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas ela aconteceu em época diferente à da sazonal.

Neste ano, além dos idosos, que já são imunizados desde 1999, foram incluídos no programa as gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e os indígenas, que somam cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais que nas campanhas anteriores. Além deles, mantém-se a vacinação em profissionais de saúde, seguindo o preconizado pelo Ministério da Saúde.

Vale ressaltar que a vacinação é fundamental para se evitar as complicações respiratórias decorrentes da gripe (ex: pneumonia), por isso é importantíssimo que as pessoas compareçam aos postos de vacinação.

A campanha vai até o dia 13 de maio, de segunda a sexta-feira. No dia 30 de abril, um sábado, as salas de vacina dos postos de saúde de todo o estado também estarão abertos das 8h às 17h para imunizar a população.

Espero que tenham gostado do post. Bjnhos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão para post, críticas e elogios!!
Assim que possível responderei. Agradeço. Bjnhos

msn spaces traffic
Bravia HDTV Set