segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sabe que dia é hoje?


Hoje, dia 30 de agosto, é o “Dia Nacional da Prevenção de Acidentes com Crianças” e a ONG Criança Segura realizou uma pesquisa em cinco capitais brasileiras mostrando que a maioria das mães ainda não protege o filho o suficiente. Daí a importância de uma mobilização nacional com o objetivo de promover uma maior conscientização e ampliar a discussão sobre o tema

Comemorado no dia 30 de agosto, o Dia da Prevenção de Acidentes a data foi instituída pela ONG Criança Segura para gerar alerta e ampliar a discussão sobre os acidentes, principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil

Para marcar a data, a ONG Criança Segura divulgou um estudo que levou em conta a opinião das mães em relação à proteção dos filhos contra acidentes. O estudo foi conduzido pela Ipsos, multinacional francesa de pesquisa. Foram entrevistadas 500 mães de filhos entre 0 e 14 anos, pertencentes às classes ABCD, entre 25 e 45 anos das cidades de Curitiba/PR, Brasília/DF, Manaus/AM, Recife/PE e São Paulo/SP. A pesquisa foi feita porta a porta de 03 a 23 de março de 2010.

Segundo a pesquisa, 50% das mães revelaram que acreditam que seus filhos correm perigos fora de casa. Mas este dado é contraditório: queimaduras e quedas (os maiores medos das mães de acordo com a pesquisa) acontecem principalmente dentro de casa.

O estudo constatou, ainda, que a maioria das mães, embora preocupada com a segurança dos filhos, não os protege o suficiente.

Foram identificados três perfis de mães: 49% delas foram consideradas Super Mãe da boca pra fora. As mães desse grupo se consideram a melhor pessoa para cuidar do filho, mas não adotam medidas de prevenção; 30% foram classificadas como Protetora e prevenida: assumem ter modificado toda a casa depois que o filho nasceu; e 21%, Conformada, pois acreditam ser impossível prevenir acidentes com crianças.

Vale lembrar que estar sempre alguém responsável por perto é essencial para evitar que a criança se machuque. Na pesquisa, as mães disseram que o acidente mais evitado é a queimadura e o mais comum é a queda.

A ONG também mostrou que as mães precisam ficar mais atentas quando os filhos estão nas praias e piscinas, pois a segunda principal causa de morte, entre os acidentes, de crianças e adolescentes de até 14 anos é o afogamento.

A lei que obriga os pais a transportarem os filhos em cadeirinhas só começa a valer dia 1º de setembro, mas as mães já se mostraram preocupadas com a segurança dos filhos dentro do carro. O estudo mostra que 40% das mães transportam os filhos em automóveis e, destas, 32% tem a cadeirinha (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).

Segundo um outro estudo da mesma ONG, o número de mortes de crianças até 14 anos, causadas por acidentes, caíram 17%. Os dados analisados são do ano de 2007. Apesar da melhora, persiste o desafio na prevenção dos acidentes, pois os acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas e intoxicações ainda ocupam o primeiro lugar no ranking de mortes de crianças.

Estudos americanos alertam que 90% destes acidentes poderiam ser evitados, para isso, diversas medidas de prevenção devem ainda ser adotadas e reforçadas, mudando assim o comportamento, promovendo políticas públicas que assegurem infra-estrutura e ambientes seguros para o lazer e uma legislação e fiscalização adequada.

No Dia Nacional da Prevenção, assim como no resto do ano, todos nós devemos lembrar que: “todo cuidado é pouco”.

Para maiores informações surgiro que visitem os seguintes links:

http://www.criancasegura.org.br/midia_noticias_corpo.asp?id_artigo=1101

http://www.farolcomunitario.com.br/mg_005_0031.htm

http://www.colmagno.com.br/TodoCuidado/em_casa/

Bjnhos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Muito bom, Karol, o seu blog, sobre a saúde infantil. Como pai de duas filhas, tenha certeza de que te seguirei, ansioso por novidades. Bj!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Deiber!!!
    fico feliz em saber disso e espero atender as expectativas.
    qnto as novis, lamentavelmente essa semana nao publicarei nenhum post pois estou em periodo de provas na facul, mas... prometo caprichar nos proximos post!!!
    seja mto bem vindo ao nosso blog e fique a vontade!
    bjnhos e ate a proxima!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão para post, críticas e elogios!!
Assim que possível responderei. Agradeço. Bjnhos

msn spaces traffic
Bravia HDTV Set