terça-feira, 27 de julho de 2010

Você sabe o que é um Banco de Leite??




Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume excedente de leite para a necessidade do seu bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano.

Os Bancos de Leite Humano tem entre seus objetivos a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Neste sentido, desenvolvem trabalho para auxiliar as mulheres-mães no período da amamentação, tendo profissionais qualificados para também orientar sobre a saúde da criança.

De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171) a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.

Para coletar o leite a mulher deve retirar o leite e colocá-lo em um frasco e encaminhá-lo ao banco de leite.

O.k, porém: “Como preparar o frasco para coletar o leite humano?”

- Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;

- Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;

- Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);

- Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;

- Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;

- Você poderá usar quando estiver seco.

O leite humano doado, após passar por um rigoroso processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído com qualidade certificada aos bebês internados em unidades neonatais.

Se você quer doar seu leite entre em contato com um Banco de Leite Humano.

Mas... se você não está amamentando e gostaria de colaborar com o belo trabalho dos bancos de leite materno anote aí: no dia 1º de agosto de 2010 a partir das 8h30 no Horto Florestal na zona norte da cidade de São Paulo ocorrerá a “1ª Caminhada BEMVINDO de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno” que dentre as inúmeras atividades programadas estará promovendo a campanha de coleta de potes de vidros com tampa de plástico para os bancos de leite humano. Para maiores detalhes e a programação completa visite o site da Associação BemVindo :www.bemvindo.org.br.

Bjnhos e até a próxima!!

2 comentários:

  1. Olá, legal que você escreve sobre isso. Bem, queria que levasse em consideração para um de seus posts o seguinte artigo: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/08/01/bebe-nem-sempre-nasce-sabendo-mamar.jhtm
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    obrigada pela sua contribuição, espero q goste do novo post q preparei em resposta ok??
    abçs!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão para post, críticas e elogios!!
Assim que possível responderei. Agradeço. Bjnhos

msn spaces traffic
Bravia HDTV Set