terça-feira, 22 de junho de 2010

ICTERÍCIA NEONATAL


Olá pessoal!! Atendendo ao pedido da minha amiga Lola que em seu comentário no post anterior pediu para que eu abordasse um pouco sobre a icterícia neonatal, resolvi fazer este novo post em resposta.

Pois bem, para quem não sabe a icterícia neonatal é uma manifestação que pode ser fisiológica ou decorrente de patologia que ocorre em recém-nascidos em consequência do aumento de bilirrubina indireta (hiperbilirrubinemia) na corrente sanguínea, sendo sua manifestação clínica a icterícia, isto é, a pele e as mucosas tornam-se amareladas.

Sua incidência é em torno de 50% dos recém-nascidos a termo e em 70% dos recém-nascidos pré-termo (prematuros).

O bebê da foto está sendo submetido ao tratamento de fototerapia. A fototerapia ou banho de luz é a primeira opção, na maioria dos casos. Deve ser realizada no hospital, de preferência no alojamento conjunto. É ideal naqueles casos em que a elevação da bilirrubina é mais lenta e no tratamento da icterícia do prematuro. Consiste na exposição da criança a uma fonte de luz. A luz converte a bilirrubina, impregnada na pele e nas mucosas, em outra substância, que é "incolor" e não acumula no cérebro.

Como é um assunto que desperta a curiosidade, indico o artigo de revisão presente em:

http://portalneonatal.com.br/ictericia-neonatal/arquivos/Ictericia%20Neonatal%20Revisao.pdf

Espero ter ajudá-la Lola!!

Um comentário:

Deixe aqui sua sugestão para post, críticas e elogios!!
Assim que possível responderei. Agradeço. Bjnhos

msn spaces traffic
Bravia HDTV Set