quinta-feira, 5 de agosto de 2010

E... QUANDO O BEBÊ NÃO CONSEGUE MAMAR???

Olá pessoal!!!

Este novo post escrevo em resposta ao comentário de Zambelli na postagem anterior (Você sabe o que é um Banco de Leite??) que sugeriu a leitura da reportagem “Bebê nem sempre nasce sabendo mamar” publicado no UOL notícias/ ciência e saúde http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/08/01/bebe-nem-sempre-nasce-sabendo-mamar.jhtm.

Ao nascer, o recém-nascido (RN) possui o reflexo de sucção (que já está presente desde a vida intra-uterina) para facilitar a sua alimentação nas primeiras semanas de vida e haver uma boa adaptação entre mãe e filho. Aos poucos, esse reflexo deixa de existir e a sucção fica ligada à fome da criança.

Os bebês possuem vários tipos de reflexos que são testados e observados pela equipe médica e de enfermagem para avaliar a função e desenvolvimento neurológicos. A ausência ou anormalidade dos reflexos em um bebê, a persistência de um reflexo após a idade na qual ele é normalmente perdido e o redesenvolvimento de um reflexo do bebê em uma criança mais velha podem sugerir problemas significativos do sistema nervoso central, tronco nervoso ou nos nervos periféricos.

Entretanto, os RN prematuros e por outras razões clínicas, podem ter dificuldade para sugar o leite, necessitando de cuidados especiais e estimulação desta função pelo profissional fonoaudiólogo.

É importantíssimo ressaltar que o aleitamento materno é essencial ao desenvolvimento do bebê, tanto físico como emocional. Até os seis meses o bebê não precisa ingerir mais nada além do leite da mãe, salvo sobre recomendação médica.

Na reportagem, a pedagoga Sandra teve dificuldades em amamentar, pois seu bebê não conseguia manter uma sucção correta, com isso acabou desenvolvendo complicações clínicas pela alimentação inadequada. Entretanto, Sandra não desistiu de amamentar, seguiu as orientações de uma enfermeira da Maternidade São Luís, em São Paulo, e conseguiu substituir as mamadeiras pelo aleitamento exclusivo após quase um mês. "A gente aprende com o bebê e ele aprende com a gente", afirmou.

Como produz bastante leite, mais até do que a filha precisa, a pedagoga passou a doar o excedente para o banco de leite materno do Hospital Regional Sul. Hoje, ela tem a satisfação de saber que está ajudando a alimentar outros bebês.

Com esse belo exemplo, fica claro que mesmo diante de dificuldades os pais não devem desistir de fazer o melhor para os seus filhos e os profissionais de saúde devem sempre promover um atendimento humanizado!!!

Para finalizar esse post tenho duas sugestões:

1) A leitura da reportagem sobre os reflexos dos bebês disponível no site da Revista Crescer, que está em uma linguagem fácil e gostosa de ler: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI3349-15591,00.html.

2) Para quem é profissional da saúde ou queira saber mais sobre a importância da amamentação sobre o desenvolvimento fono-ortodôntico dos bebês, deixo o link da apresentação “Aspectos Fono-Ortodônticos da Amamentação” elaborada pela Fonoaudióloga Ana Karina Peters Rocha: http://www.pucpr.br/servicos/programas_saude/palma/arquivos/apresentacao_ana_karina_versao97.ppt

Agradeço ao Zambelli pela sua contribuição maravilhosa ao nosso blog, bjnhos a todos vcs e ate a próxima!!!

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão para post, críticas e elogios!!
Assim que possível responderei. Agradeço. Bjnhos

msn spaces traffic
Bravia HDTV Set