terça-feira, 22 de junho de 2010

O BANHO DO BEBÊ...E AGORA?? QUEM ME SALVARÁ?? RS...




Muitos de nós, em algum momento, nos sentimos desesperados em dar um banho no bebê, principalmente se for um recém-nascido. São milhares de dúvidas: que produtos usar, como preparar a água, como cuidar do umbigo que ainda não caiu, como evitar que entre água e sabão nos olhos do bebê, e entre outras.

Esse medo é comum, pois é uma experiência totalmente nova, que exige certas habilidades. Afinal, quem não ficaria receoso em pegar um ser tão pequeno e frágil, que fica se mexendo, chorando...é preciso coragem e tranqüilidade.

O principal medo é de deixar o bebê escorregar ou se afogar, mas fazendo tudo com calma e corretamente, com o tempo o bebê e o cuidador (pais, irmãos, enfim quem cuidar desta criança...) vão juntos criando confiança até que a hora do banho vira um dos momentos mais gostosos do dia!!

No link: http://www.youtube.com/watch?v=WKXd9FzpzWE ,há um vídeo onde a enfermeira Laura ensina o pai do recém nascido Douglas a dar o banho no bebê. È muito legal o vídeo por várias razões: a emoção do pai ao ver o primeiro banho e estar aprendendo a cuidar do seu próprio filho, o modo como a enfermeira cuida do bebê e orienta o pai. Parabenizo a equipe do berçário do Hospital do Servidor Público de São Paulo (onde se passa o vídeo), pois são atendimentos humanizados como esse, que fazem a diferença e me orgulha desta profissão!!

Mas... não é só na banheira que se banha um bebê!!

Banhar o bebê dentro de um balde já está virando mania entre as mamães. Pode até parecer moda, mas especialistas garantem que a criança se sente mais confortável e segura no balde devido ao formato semelhante ao útero materno.

Parece um banho de ofurô bem confortável, mas vantagens não param por aí. O banho no balde ajuda o bebê a relaxar, reduz as cólicas nos recém-nascidos e ainda deixa as noites de sono mais tranquilas.

Os fabricantes afirmam que é possível dar banho a partir dos primeiros dias de vida até os seis meses de idade, sempre na presença de um adulto. A água deve ser aquecida a uma temperatura agradável para a pele do bebê, por volta dos 36°C. A quantidade de água varia conforme o tamanho do bebê, mas deve se limitar à altura dos ombros da criança.

No vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ZgBN56nuw_w&feature=related , a Renata mostra pra vocês o banho da Chiara. Nele a "Kiki" relaxa e a mãe transmite algumas dicas bacanas para quem quiser também dar banho nos seus bebês dessa forma.

O banho no balde também chegou no ambiente hospitalar, no vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=Bfwpyoh95PI&feature=related, a enfermeira está dando banho no balde em um dos bebês da UTI neonatal. Vejam a alegria do bebê!!

Espero que tenham gostado do post e que tenha conseguido atender o seu pedido Guilherme de como dar banho em bebês!! Bjnhos a todos!!

2 comentários:

  1. Oi Karol ^^
    Gostei do seu blog e listei no meu, tudo bem?
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Karol, como já disse, seu blog é show de bola! Gostaria que vc escrevesse mais sobre cólicas no RN e ainda sobre a questão da escassez do leite em algumas mulheres, que já fizeram cirurgias redutoras de mama.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão para post, críticas e elogios!!
Assim que possível responderei. Agradeço. Bjnhos

msn spaces traffic
Bravia HDTV Set